quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Convite Formal :: Defesa de Tese de Doutorado

Galera... saiu o convite formal para a minha defesa.. compartilho com vocês pedindo toda energia positiva e orações neste momento.
Abração!
---

Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Tese de Doutorado N° 134

Aluno: Vinicius Cardoso Garcia
Orientador: Prof. Silvio Romero de Lemos Meira
Título: RiSE Reference Model for Software Reuse Adoption in Brazilian Companies
Data: 26/02/2010
Hora/Local: 9:00h – Anfiteatro
Banca Examinadora:
Prof. Alexandre Vasconcelos (CIn / UFPE)
Profa. Carina Alves (CIn / UFPE)
Profa. Claudia Werner (COPPE/UFRJ)
Prof. Alessandro Garcia (DI/PUC-RJ)
Prof. Jones Albuquerque (DEINFO/UFRPE)


RESUMO

Muitas empresas estão planejando investir ou já investiram dinheiro, tempo e recursos no reúso de software. Com esse investimento, essas empresas esperam melhorar a sua competitividade no mercado por meio da de custos e aumentar a produtividade e melhorar a qualidade e a confiabilidade dos produtos de software desenvolvidos.

Um problema comum é que as abordagens de reúso nas organizações são consideradas normalmente como um problema de adoção tecnológica (ambientes e ferramentas) e de processos, que focam nos aspectos técnicos do reúso.

Neste cenário, processos de adoção de reúso - ou estratégias, modelos ou programas - têm se destacado na área como um facilitador para obter os benefícios associados ao reúso de software. No entanto, os processos existentes apresentam alguns problemas cruciais, como, por exemplo, serem fortemente relacionados a tecnologias específicas; demandarem um alto investimento inicial; além de não definirem de forma sistemática e suficientemente detalhada as atividades, papéis, entradas e as saídas de todo o processo.

Assim, este trabalho propõe um modelo de referência de reuso de software para auxiliar no processos de adoção e avaliação da capacidade de reúso nas organizações, baseado no estado da arte e da prática da área. Essa definição foi embasada por estudos detalhados sobre processos de adoção de reúso, modelos de referência de reúso e métodos de avaliação de capacidade em reutilização, envolvendo pesquisas informais, estudos empíricos e relatos de empresas.

Com esta tese, pretende-se demonstrar que é possível estabelecer, para as empresas que desejam adotar reúso, um caminho mais seguro e com menores riscos e custos do que uma estratégia de reúso ad-hoc. Neste cenário, espera-se alcançar os seguintes objetivos: (i) aperfeiçoar o desempenho de alguns aspectos do desenvolvimento por meio de práticas de reúso (custo, qualidade, produtividade, competitividade da organização, entre outros); e (ii) redução dos riscos na adoção e/ou aperfeiçoamento de um programa de reúso, dando suporte a um processo incremental.


Palavras chave: Adoção de Reúso de Software, Avaliação de Reúso de Software, Modelo de Maturidade, Transferência de Tecnologia

7 comentários:

  1. Grande Azarel, tenha certeza que estaremos torcendo por você! Vai dar tudo certo! Sorte não tem nada a ver com isso! abs

    ResponderExcluir
  2. White, meu irmão, tô na torcida, vc merece. Com fé em Deus dará td certo. Abração, Fefeu, Luiza e Saulo.

    ResponderExcluir
  3. Jogue duro meu querido. Estamos torcendo por você. Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Dr. Azarel, estarei de longe mandando vibrações positivas. "Jogue duro parente".

    ResponderExcluir
  5. Azarel meu filho, bote pra fuder! Depois dessa defesa, será o mais novo doutor do pedaço!
    Fique tranquilo, e jogue duro meu brother! Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Galera, tô passando aqui só para informar que a partir de hoje eu sou Dotô!
    E dotô de verdade... diferente de Prosa que só é dotô por causa de Dom Pedro! huahuauhauhauhuha

    Valeu galera por todas as orações e pensamentos positivos!
    Abraços e boas festas nesse fds... não esqueçam de beber por mim tb pois já comecei a beber por vocês... farei um brinde a cada um de vocês, e se depois disso ainda estiver em pe'... faço os brindes todos de novo!

    ResponderExcluir
  7. Grande Azarel! Que felicidade!!! Meus parabéns grande amigo, e que as portas do sucesso estejam abertas para você nessa sua nova fase! Um forte abraço e a cana de hoje é em sua homenagem!!!

    ResponderExcluir